sábado, 27 de março de 2010

Grafitti no Brasil : conheça Os Gêmeos

Otávio e Gustavo Pandolfo. Ou, simplesmente, OS GÊMEOS. Eles viajaram o mundo por conta das personagens que pintam pela cidade desde o fim da década de 80. Para os irmãos, o graffiti permite expressar sentimentos contraditórios da vida na metrópole.No bairro do Cambuci, região Central da cidade, muitos muros descascados e imóveis abandonados receberam estampas de estranhas figuras amarelas e cabeçudas, com corpos quadrados e membros finos. Elas se destacam entre outros trabalhos de grafiteiros com os quais convivem: são delicadas e parecem fazer parte de uma outra realidade.Desde que foram levados ao exterior para mostrar seus trabalhos na Alemanha, em 1999, osgemeos viajaram por diversos países da Europa e pelos Estados Unidos, expondo, criando e aprendendo. A primeira mostra individual dos gêmeos idênticos de 33 anos, no Brasil, aconteceu em 2006 na Galeria Fortes Vilaça, com o título de “O Peixe que Comia Estrelas Cadentes”.

Quando perguntados por que quiseram fazer graffiti durante o dia, eles respondem:

Para mostrar às pessoas que estamos fazendo uma coisa legal, bacana. Apesar de ser graffiti, de estarmos colocando o que a gente quer, colocando o nosso nome lá, a gente não está fazendo nada errado. Não é vandalismo. É arte, sim. Você está embelezando a cidade.

Leia a entrevista completa em:

http://theurbanearth.wordpress.com/2008/07/20/graffiti-em-sao-paulo-os-gemeos-graffiti-in-sao-paulo-the-twin-brothers/



terça-feira, 16 de março de 2010

Vamos pintar?

Chegou agora de colocar em prática os conhecimentos sobre Arte Rupestre! Os alunos da quinta série aprenderam a fazer sua própria tinta, como faziam os nossos ancestrais na Pré-História (claro, com as devidas adaptações, já que tudo era retirado da natureza): misturaram água, pigmento em pó e cola...os temas das pinturas foram relacionados aos motivos mais comuns da Arte Rupestre: animais, mãos, figuras geométricas, figuras humanas, cenas de caça e de dança, abstrações...Os resultados ficaram ótimos! Foram aulas produtivas e divetidas. Abaixo podem ser vistas pinturas da 5a série B.








terça-feira, 9 de março de 2010

Quantas vezes você já foi a um museu?

Quantas vezes você já foi a um museu? Poucas? Muitas? A resposta varia de pessoa para pessoa........Com a intenção de incentivar a prática de freqüentar centros culturais, que tanto têm a acrescentar em nosso repertório, foi organizado um passeio das turmas de sétima série para o MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia. Após visitar a exposição Coleção MAM-BA: 50 anos de Arte Brasileira, os alunos foram convidados a registrar, em seus portifólios, suas experiências estéticas, ou seja, suas vivências e sensações a partir do contato com as obras de arte em exposição no museu. Além de muito divertido, esse passeio serviu para mostrar a todos que museu não é lugar de “coisa velha”, muito pelo contrário! Como foi visitada uma mostra de Arte Contemporânea, os trabalhos vistos são super atuais e instigantes!!!








quarta-feira, 3 de março de 2010

Essa dica é para quem gosta de Fotografia!


Inspirados pelas belezas da Costa do Dendê, um grupo de fotógrafos se reuniu para produzir uma série de fotografias poéticas e inspiradoras durante suas viagens. Vá à Galeria Acbeu a partir do dia 5 de março(no corredor da Vitória) e deleite-se com essas belas imagens! Imperdível!

Arte africana no Solar do Ferrão

Quer saber mais sobre Arte africana, e conhecer obras de arte maravilhosas? Vá ao Solar do Ferrão (Rua Gregório de Mattos, n° 45, Pelourinho) e confira a exposição PANÁFRICA.