sábado, 31 de julho de 2010

5a série: . Os costumes das gentes do sertão, o espaço, o tempo, a criatividade











6a série: o divino, o imaginário e transformador, o desejo e a possibilidade de sobreviver




7a série: Instalação...as palavras de Guimarães Rosa ampliando nossos universos pessoais








8a série : instalação e decoração das salas











terça-feira, 27 de julho de 2010

CONESCO 2010: O Universo de Guimarães Rosa

Instalação sobre Grande Sertão: Veredas,
produzida por Bia Lessa no Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) em 2006

o sertão é sem lugar; é dentro da gente; é do tamanho do mundo.”

Esse ano teremos como objeto temático de nossos projetos o "universo roseano". Buscaremos através desse universo, redefinirmos o olhar sobre os diversos sertões. A temática foi estruturada a partir de contos de Guimarães Rosa que nos servirão como guia durante todo o desenvolvimento e abordagem das atividades propostas ao longo do ano.

Guimarães se dedicou, com grande sensibilidade, a narrar as pessoas e os lugares do sertão. Através de suas narrativas, vislumbramos cada espaço descrito como se lá estivéssemos. Frases fortes e carregadas de tantas outras intenções. Ele recria a linguagem sertaneja. Recria, cria, resgata e transforma as muitas e novas formas de dizer sobre o sertão. Guimarães foi único. E a Tarefa 2010 é reviver a vida e a obra de Guimarães Rosa.

O universo do SERTÃO de Guimarães também será revivido pelos alunos do Oficina através da construção de instalações (em várias partes da escola) e pela decoração das salas, que serão devidamente ambientadas para receber os palestrantes dia 31/07.

Os projetos de construção das instalações e das ambientações das salas estão sendo discutidos nas aulas, onde os alunos têm a chance de expressar suas idéias e construir trabalhos que dialoguem com os temas propostos. Esses trabalhos serão executados pelos próprios alunos dia 30/07 pela tarde, momento dos preparativos finais para o CONESCO 2010.


Vamos lá! Mãos à obra!


Quer saber mais sobre o tema instalação? Clique aqui e aqui.

domingo, 25 de julho de 2010

A IV Bienal de Artes vem aí

Essa tela - toda feita com fuxicos - é obra de Claudia Boim, mãe de Luna (8a série), Gaia (7a série) e Thiago (5a série). Claudia é uma das colaboradoras da IV Bienal de Artes do Oficina, e irá oferecer uma oficina de artesanato e bordado para os participantes.

A IV Bienal de Arte do Colégio Oficina sugere um espaço provocativo, instigador, de desconstrução e construção, um espaço de criação e, portanto, de transgressão. É nesse espaço que a arte, como um sistema de representação e de produção de sentidos, evidencia o influxo da cultura e da sociedade sobre a arte e o influxo da arte sobre a cultura e a sociedade num processo dialético. Nessa perspectiva, a Bienal se desenha norteada por uma temática, como um espaço de refletir e produzir a arte enquanto processo individual e coletivo, que envolva os estudantes, professores e funcionários no seu dinamismo, nas suas tensões e contradições, pensando a arte sendo.

Com o tema SE (EN)VEREDANDO PELO SERTÃO ROSEANO, buscando estabelecer relações pertinentes entre as Artes Visuais e a obra Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa, a Bienal de Arte do Colégio Oficina , 4ª edição, acontecerá em agosto de 2010 e apresentará as produções dos alunos, como nos anos anteriores. Deseja, esse ano, incluir em seu processo de construção a participação de professores, pais, funcionários, além de enriquecer o evento com mesas redondas que dialoguem com o tema proposto, que ocorrerão nas instalações do colégio nas semanas que antecedem o evento.

Se, segundo Guimarães Rosa, o sertão está em toda a parte – ampliando o espaço geográfico e transmutando-o em um estado psicológico e subjetivo – a arte também está em toda a parte, an experiência cotidiana, e essas premissas nortearão nossa viagem pelo universo roseano nessa IV Bienal.

Em breve, mais informações!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Curso de Gravura no MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia


Seleção: dia 09 de julho de 2010 às 13h
Início das Aulas: Dia 14 de Julho de 2010
Quartas-feiras e Sextas-feiras
De 13h às 18h

Professor: Evandro Sybine