terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vamos refletir: Por que Arte?


Por que milhões de pessoas vão ao cinema ou ao teatro, ouvem música, lêem livros? Procuram distração, divertimento e relaxamento? Distrai e diverte mergulhar nos problemas e na vida dos outros quando nos identificamos com uma pintura, música ou assistimos a um filme? Por que reagimos diante dessas "irrealidades" como se elas fossem realidades intensificadas? "Que estranho, misterioso divertimento é esse?" Por que esse desejo de completar a nossa vida através da experiência do Outro, representado através de outras figuras e formas? Por que da penumbra de uma sala de cinema fixamos nosso olhar admirado em uma tela iluminada onde acontece algo que nos absorve completamente?¹

Por que Arte?

Porque precisamos dos nossos sentidos - olhar, escutar, cheirar, sentir na pele e no paladar - e eles são fontes de conhecimento. Conhecimento sobre o Outro presente em uma música, em um gesto, em um cartaz, em uma instalação, nas cenas do cotidiano. Esse Outro me serve de espelho para o que sou e me torno ou para o que não sou. O Outro representa culturas, visão de mundo e diferenças. O Outro que posiciono e que me posiciona no mundo.


1Texto inspirado em Ernest Fischer (A Função da Arte, 1987, p. 12)


Imagem: Henry Matisse "Ícaro" (1942)


- Esse texto foi escrito pela professora Solange Moura, que ministra as aulas da 6a e 8a série do ensino fundamental do Colégio Oficina, como proposta de uma reflexão inicial para os alunos no início do ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário