quinta-feira, 31 de março de 2011

Tesouros da Pré-História

Girafa da Caverna de Inanke - Zimbabwe, África

Arte Rupestre na Serra da Capivara- Piauí, Brasil

Quando o homem começou a criar obras de arte? Com o que elas pareciam? O que o induziu a criá-las? Toda história da arte deve começar por essas perguntas – e pela confissão de que não somos capazes de respondê-las.

A História é tão antiga quanto o homem. E o homem, desde seu aparecimento na terra, elaborou a sua História, na qual tinham lugar a Arte e o espírito de conservação daquilo de que necessitava. Estudos arqueológicos demonstram que o homem da pré-história (a fase da História que precede a escrita) já conservava, além de cerâmicas, armas e utensílios trabalhados na pedra, nos ossos dos animais que abatiam e no metal.

Quando se fala em Arte Rupestre, porém, muitas pessoas se lembram primeiramente das cavernas de Lascaux e Altamira, as cavernas mais famosas da Europa, que possui uma intensa visitação de turistas...Mas a arte pré-histórica brasileira, assim como a africana, tem exemplos belíssimos! O mais interessante é que cada região mostra em suas pinturas a fauna e a flora local, confirmando o desejo do homem de dominar a natureza, ao mesmo tempo que com ela se relaciona e produz cultura...

No Zimbabwe, África, encontra-se uma caverna contendo algumas das pinturas pré-históricas mais belas do mundo: a caverna de Inanke. A caverna é uma das centenas pintadas cerca de 5.000 a 10.000 anos atrás e está localizada no Parque Nacional de Matobo, uma área rica em animais: rinocerontes, leopardos, macacos, entre muitos outros.

Ao contrário da escuridão das cavernas de Lascaux e Altamira, na Europa, as pinturas do Parque Nacional de Matobo estão localizados no alto de encostas, em grandes paredões de rocha. Eles são abrigos cheios de luz. Nessas pinturas podemos ver rebanhos de girafas, antílopes, avestruzes, entre outros. Uma das pinturas mais impressionantes é uma girafa tão sutilmente modelada em amarelo e branco que um dos principais especialistas em arte rupestre africano, Peter Garlake, chamou-o o melhor pintura animal no país. Em seguida a esta criatura viva, aparecem homens com armas em seus ombros, e muitas outras figuras humanas estão espalhados entre os animais, em cenas de caça e dança.

O importante é não nos deixarmos levar pela "história oficial" que nos é contada, que apresenta uma visão eurocêntrica e imcompleta dos fatos. É necessário pesquisar muito, com a consciência de que o Brasil, a África e outras regiões do planeta possuem manifestações artísticas maravilhosas que precisam e devem ser valorizadas e divulgadas!

Visite também:


Caverna de Inanke no Zimbabwe, África

site oficial da Caverna de Lascaux, França

site do Parque Nacional da Serra da Capivara (Arte Rupestre brasileira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário