terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Uma mistura de Música e Artes Visuais

Bob Marley

NOFXPunk In Drublic

Blind Melon - Nico

Em um mundo onde tudo está se tornando digital, o artista finlandês Sami Havia pinta telas "ecologicamente corretas" usando como base fitas cassete velhas. As telas apresentam álbuns de algumas de bandas famosas, de vários estilos musicais. Ao utilizar fitas cassete como meio de expressão e misturando imagens que associamos com os diferentes músicos, Sami cria uma bela combinação de música e arte.

O que vocês acharam?

Leia mais em: http://thecreatorsproject.virgula.uol.com.br/pt-br/blog/capas-de-discos-ic%C3%B4nicos-em-fitas-cassette

Imagens que dizem muito

O primeiro dia de aula das turmas da quinta série (6º ano do ensino fundamental) é bem despretencioso: os alunos são convidados a se apresentarem através de um desenho, que mostre um pouco da sua personalidade. Logo depois, cada um fala sobre seu desenho, dividindo com os colegas e a professora o que quis transmitir com sua "criação".Vejam que bacana o desenho feito pela aluna Luiza Cordiviola, da 5a A!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vamos refletir: Por que Arte?


Por que milhões de pessoas vão ao cinema ou ao teatro, ouvem música, lêem livros? Procuram distração, divertimento e relaxamento? Distrai e diverte mergulhar nos problemas e na vida dos outros quando nos identificamos com uma pintura, música ou assistimos a um filme? Por que reagimos diante dessas "irrealidades" como se elas fossem realidades intensificadas? "Que estranho, misterioso divertimento é esse?" Por que esse desejo de completar a nossa vida através da experiência do Outro, representado através de outras figuras e formas? Por que da penumbra de uma sala de cinema fixamos nosso olhar admirado em uma tela iluminada onde acontece algo que nos absorve completamente?¹

Por que Arte?

Porque precisamos dos nossos sentidos - olhar, escutar, cheirar, sentir na pele e no paladar - e eles são fontes de conhecimento. Conhecimento sobre o Outro presente em uma música, em um gesto, em um cartaz, em uma instalação, nas cenas do cotidiano. Esse Outro me serve de espelho para o que sou e me torno ou para o que não sou. O Outro representa culturas, visão de mundo e diferenças. O Outro que posiciono e que me posiciona no mundo.


1Texto inspirado em Ernest Fischer (A Função da Arte, 1987, p. 12)


Imagem: Henry Matisse "Ícaro" (1942)


- Esse texto foi escrito pela professora Solange Moura, que ministra as aulas da 6a e 8a série do ensino fundamental do Colégio Oficina, como proposta de uma reflexão inicial para os alunos no início do ano letivo.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dica de filme: Lixo Extraordinário


Você pensa para onde vai o lixo que produz diariamente? Já imaginou como seria se esse lixo se transformasse em lindas obras de arte, e mudasse a vida de centenas de pessoas? Essa é a idéia principal do filme Lixo Extraordinário, já em cartaz em Salvador.

Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

veja mais em: http://www.lixoextraordinario.net

IMPERDÍVEL!!!