quinta-feira, 21 de julho de 2011

Feira de Cores e Sabores: quando "ser diferente" faz toda a diferença!!



O projeto FEIRA DE CORES E SABORES consiste na realização de oficinas de arte educação envolvendo grupo de aprendizes da APAE Salvador, para valorização do patrimônio cultural da feira de São Joaquim como elemento constitutivo da identidade coletiva. Através de atividades de campo os alunos tiveram informações a respeito de aspectos históricos e culturais da feira de São Joaquim e a importância da preservação desse bem cultural.

Foram realizadas vivências de sensibilização e exploração dos diversos saberes e fazeres associados à existência da feira. De forma coordenada ocorreram oficinas de recriação estética para fixação dos conteúdos trabalhados.


As oficinas de valorização do patrimônio cultural da feira de São Joaquim tiveram como atividade de culminância a construção pelos aprendizes da APAE de um painel artístico na técnica de mosaico aplicado a objetos da feira, como veículo de socialização através da linguagem plástica e elemento de integração para fortalecimento da identidade coletiva.
A conclusão do processo de trabalho está sendo marcada pela realização de uma exposição pública, com o resultado das oficinas, em outras palavras: lindos mosaicos feitos pelos alunos da APAE!!!

Essa exposição está contecendo no Pelourinho, no Museu da Cerâmica Udo Knoff, e a entrada é gratuita!!

Quer saber mais sobre esse lindo projeto?
Visite: http://www.feiradecoresesabores.blogspot.com/

sábado, 16 de julho de 2011

As instalações: muito trabalho e criatividade



As instalações são verdadeiras atrações no Conesco. Essa linguagem das Artes Visuais propõe uma ocupação crítica do espaço, podendo-se utilizar diversos materiais para retratar um tema escolhido. Dessa forma, os alunos do Oficina, todos os anos, recebem o desafio de montar uma instalação em diferentes espaços da escola, sendo um trabalho por série, lembrando que os alunos devem seguir o "tema do ano" e seus sub-temas... A idéia é fazer com que o público se aproxime dessas "obras de arte" e participe delas. Vejamos as instalações de 2011, com seus respectivos temas:

5a série (6º ano): Música instrumental: o discurso dos sons sem palavras






6a série (7º ano): Por uma identidade musical brasileira




7a série (8º ano): O poder de encantamento da música




8a série (9º ano): Identidade nordestina e baiana



CONESCO 2011 : um show de ARTE e CONHECIMENTO

Uma palavra define bem o Conesco 2011: Inesquecível...

Nesse congresso organizado pelos próprios alunos, palestrantes - profissionais de diferentes áreas de conhecimento - são convidados a discutir assuntos relacionados ao "tema no ano" no Colégio Oficina, também conhecido como "eixo temático". O tema de 2011 não poderia ser mais empolgante: Música!! Mais especificamente "Música Brasileira: Identidades e Diversidade". Todo o Oficina - e seus colaboradores - estão de parabéns!! Tivemos uma manhã de sábado repleta de Arte (muita, mas muita música!) e novos conhecimentos!!

5a série (6º ano): Música instrumental: o discurso dos sons sem palavras










6a série (7º ano): Por uma identidade musical brasileira








7a série (8º ano): O poder de encantamento da música









8a série (9º ano): Identidade nordestina e baiana




quinta-feira, 7 de julho de 2011

A quem pertence a cidade?

Guilherme, 5a A

No livro "A quem pertence a cidade?" a escritora Liliana Iacocca conduz o leitor a um verdadeiro passeio cinematográfico pela cidade. Pouco a pouco, personagens dos mais variados tipos se destacam da multidão e deixam conhecer seus dramas e alegrias, mostrando a face humana da grande cidade.

As ilustrações do livro acompanham com delicadeza os movimentos do texto. A quem pertence a cidade? foi o livro escolhido para nortear atividades multidisciplinares realizadas com a 5a série (6° ano do ensino fundamental). O livro, ao colocar em discussão o direito de cada um a seu espaço, ajuda as crianças a entenderem melhor seu papel como cidadãos na construção do cotidiano.

As imagens do livro são encantadoras: misturam diferentes texturas, que lembram os elementos diversificados que encontramos nos grandes centros urbanos: papelão, jornal, placas de trânsito, muitas cores....... Após analisarmos tais imagens em sala de aula, chegou a hora dos alunos criarem as "suas cidades" a partir de diferentes texturas, utilizando colagens e pintura. Vejam os resultados!

Leonardo, 5a B

Amit, 5a A

Erik, 5a A

Rodrigo, 5a A