domingo, 25 de julho de 2010

A IV Bienal de Artes vem aí

Essa tela - toda feita com fuxicos - é obra de Claudia Boim, mãe de Luna (8a série), Gaia (7a série) e Thiago (5a série). Claudia é uma das colaboradoras da IV Bienal de Artes do Oficina, e irá oferecer uma oficina de artesanato e bordado para os participantes.

A IV Bienal de Arte do Colégio Oficina sugere um espaço provocativo, instigador, de desconstrução e construção, um espaço de criação e, portanto, de transgressão. É nesse espaço que a arte, como um sistema de representação e de produção de sentidos, evidencia o influxo da cultura e da sociedade sobre a arte e o influxo da arte sobre a cultura e a sociedade num processo dialético. Nessa perspectiva, a Bienal se desenha norteada por uma temática, como um espaço de refletir e produzir a arte enquanto processo individual e coletivo, que envolva os estudantes, professores e funcionários no seu dinamismo, nas suas tensões e contradições, pensando a arte sendo.

Com o tema SE (EN)VEREDANDO PELO SERTÃO ROSEANO, buscando estabelecer relações pertinentes entre as Artes Visuais e a obra Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa, a Bienal de Arte do Colégio Oficina , 4ª edição, acontecerá em agosto de 2010 e apresentará as produções dos alunos, como nos anos anteriores. Deseja, esse ano, incluir em seu processo de construção a participação de professores, pais, funcionários, além de enriquecer o evento com mesas redondas que dialoguem com o tema proposto, que ocorrerão nas instalações do colégio nas semanas que antecedem o evento.

Se, segundo Guimarães Rosa, o sertão está em toda a parte – ampliando o espaço geográfico e transmutando-o em um estado psicológico e subjetivo – a arte também está em toda a parte, an experiência cotidiana, e essas premissas nortearão nossa viagem pelo universo roseano nessa IV Bienal.

Em breve, mais informações!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário