domingo, 3 de abril de 2011

Eleições para o Grêmio

Na primeira semana de abril serão realizadas no Colégio Oficina as eleições para o Grêmio, importante momento para pensarmos Política e Democracia dentro do contexto de uma escola. Depois de reconquistada a democracia no Brasil,a impressão que dá é que o país não sabe direito o que fazer com ela. A questão continua em aberto, como se ainda nos faltasse "algo", como se a democracia ainda fosse uma meta a ser alcançada... e no ambiente de uma escola? Como podemos pensar a democracia? A palavra vem do grego: Demo ("povo")+krátos ("força","poder"), criada para designar um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (o povo!), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos. Assim sendo, os estudantes do Oficina estão prestes a eleger seus representantes, e talvez a situação do nosso país sirva de exemplo para, pelo menos, refletirmos sobre a importância desse ato tão simples que é votar, e é justamente esse ato que irá decidir o futuro dos nossos interesses (individuais e coletivos). E a Política? O que é, genuinamente, um ato político? Estamos acostumados a pensar a política como algo partidário, um pouco distante do nosso dia-a-dia, quando, na verdade, qualquer tomada de decisão em nossas vidas é um ato político: ser político é se posicionar diante de uma situação, nem sempre agindo em favor de um consenso geral. Às vezes, o "dissenso", ou um ato que gera discussão, reflexão e desestabilidade, é muito mais político do que a "concordância" geral...Enfim: Não quero responder a essas questões, vou apenas convidar os leitores a refletirem sobre elas. Abaixo encontram-se as propostas da chapa CARAS PINTADAS, que, diga-se de passagem, é a única chapa concorrendo ao Grêmio nesse ano...

PLANO DE AÇÃO DA CHAPA CARAS PINTADAS



Projeto Consciência:


O Projeto Consciência é a base de todos os outros projetos e será realizado durante toda a extensão do mandato. O projeto pretende por meio de ações tais como utilização de propaganda e outros meios de comunicação, mobilizar os alunos quanto suas responsabilidades como cidadãos e membros da comunidade estudantil.



Projeto de Transparência:


Este projeto se divide em duas frentes: Projeto de transparência do grêmio e o projeto de transparência do Colégio Oficina. Em termos simples, este projeto visa a criação de planilhas com uma relação entre caixa e custo, promovendo uma prestação de contas que aumentará a confiança dos alunos em ambas a as instituições.



Projeto de Ampliação do Oficina in Concert (PAOIC):


O Oficina in Concert é reconhecido como projeto maior e projeto artístico por excelência do Colégio Oficina, mas só contempla de fato os segmentos artísticos da Dança, Música e Teatro, deixando as outras artes em segundo plano. Por este motivo, a chapa Caras Pintadas acredita que o projeto deve ser revisto e atualizado, buscando abranger outras formas de arte. A chapa deseja, junto ao departamento de Artes do colégio, procurar uma maneira de ampliar o projeto, de forma a contemplar as outras artes em uma grande exposição realizada no dia do evento, a se localizar no foyer do teatro em que ocorre a apresentação do Oficina in Concert.


Tal exposição deve envolver fotografia, performance e Belas Artes, buscando assim incluir e contemplar os alunos em seus outros talentos artísticos.


Projeto de Revitalização do Colégio Oficina:


O Colégio Oficina encontra-se, hoje, em estado de descaso quanto às suas condições físicas: portas que não fecham, ares-condicionados sujos, lâmpadas queimadas nas salas de aula, torneiras quebradas nos banheiros e outros. A chapa Caras Pintadas propõe um projeto de revitalização do espaço físico do colégio, incluindo tanto o conserto dos equipamentos quebrados quanto a construção de novos espaços para atender as necessidades dos estudantes, tais como uma enfermaria equipada para prestar atendimento de primeiros-socorros.

Tal projeto ocorrerá em parceria com o Projeto Consciência, buscando assim um uso saudável do novo equipamento por parte dos alunos, evitando os atos de vandalismo que culminaram para alguns dos problemas físicos do colégio.

Um comentário:

Catarine Heiter disse...

Aproveito a visita para divulgar o blog www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

Um espaço onde você encontra resenhas sobre aventuras gastronômicas, com dicas super legais sobre onde comer em nossa cidade!
Abçs

Postar um comentário